Wednesday, July 05, 2006

A França ganhou

Pois é, havia entusiasmo, medo, respeito, cagaço e principalmente alguma confiança que ia ser desta...mas não foi. Hoje muita gente viveu a ansiedade da chegada das 8 horas... Bandeiras, cachecois, t-shirts (é engraçado como deixou de ser farçola o verde e vermelho...até fica fashion), lenços e caras pintadas, tudo estava pela rua, pelos bares e pelos pontos de vistoria de jogo e claro a glorificação máxima da influência do Scolari no povo português, o renascer da importância da bandeira.
Eu tinha uma esperança, até quis criar um desígnio nacional, parece que não tenho grande influência. Por acaso tinha criado um talismã para esta vez: a camisola da seleção tinha atrás a Cruz de Cristo e eu achei que este simbolo ia dar sorte, trazer fortuna suficiente para chegar mais longe...(eu sei que sou freek, geek e outras coisas por merdinhas históricas mas aquela Cruz, gosto...até o Belenenses me apraz pelo simbolo que usa).

Vi o jogo num sitio calmo: em casa. Lembri-me de 1982: foi na mesma sala, no mesmo sofá; está tudo muito parecido, a televisão é maior agora e os sofás são novos, mas a disposição era aquela, estava tudo muito parecido, quase tudo, a companhia é diferente e isso não deixa de custar um bocadinho...
Mais uma vez os que têm o galo na camisola acabaram por ficar contentes no fim e os que têm a cruz e as quinas sairam a chorar. Outra vez jogamos bem, até jogámos bonito mas ficou o amargo na nossa boca e os franceses ficaram com a festa...Amanhã os emigrantes vão trabalhar de cabeça baixa, os franceses irão por todo o lado passear a sua superioridade futebolística (depois de se borrarem todos e verem a bola passar de pé para pé) e nós vamos beber muito menos e gozar muito menos...
Eu, sentado no sofá, principalmente recordei 82, a raiva que fica, a sensação do "não devia ser" e faltou-me alguém para discutir isso, a sala até é a mesma, a companhia não é...

Parece que a França acabou por nos mostrar mais uma vez, o nosso lugar no futebol; a mim a vida hoje mostrou mais uma vez o meu lugar. Perseguimos o sonho mas acabou por ser demais, um outro leva o troféu e ficamos com a consolação de olhar para trás e ver os momentos bonitos passados; persegui um sonho, o troféu está longe demais e os momentos bonitos passados não me consolam. Agora depois do ultimo jogo a equipa volta a casa, sofre-se com isto e depois tenta-se outra vez; eu depois de acabar isto, volto a casa para sofrer mais um bocado e depois se calhar acabo a tentar de novo...

Porra perdemos outra vez, não é que afinal a França que lá vai tentar a taça..., que se lixe 2000 repetiu-se 82 com menos umas pessoas a ver e eu...acabei tão triste.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home