Monday, July 03, 2006

Por falar em estarmos velhos...

Da última vez que jogámos com a França vi o jogo em Munique, foi em 2000 e tinha acabado de chegar ao mundo do trabalho. Depois de um momento de incrivél alegria que foi despachar a Inglaterra, vi os jogos seguintes em Madrid e depois lá fui ver o fatidico jogo ao belo do Murphy's.
Para quem não conhece este é um bar irlandês e nunca esperei que acabasse cheio de franceses pintados e artilhados... Soube tão bem gritar golo bem no meio deles e vê-los sofrer...acabou mal, para os portugueses.

Mas sinto-me velho por me lembrar bem do jogo do Europeu de 84 com Platini e Tigana, contra os bigodes de Chalana, Bento e companhia (havia o Jordão e o Néné sem bigode mas era a marca mais certa da selecção nacional). Lembro-me de estar com o meu pai em frente ao televisor, gritar com o segundo golo do Jordão, ver os franceses sofrer e ver-nos cair aos pés deles no prolongamento. Um grande sentimento de revolta e desilusão...Foi à mais de 20 anos!!

Já passou muita coisa depois disso, mas fica o desejo máximo: gostava que Portugal encavasse os franceses. Teria um especial prazer em que Portugal ganhassse, pelos emigrantes, pelas festas que se farão....e especial pela recordação de 84 (do futebol e de tudo o que gira à volta dele e daquela partida).

Façamos de encavar os franceses um desígnio nacional.... Eu vou fazer muita força para que isto aconteça.

2 Comments:

Blogger Chinese_in_PT said...

Antes que digam alguma coisa, o Euro foi em França 82...pronto a ideia passou, penso eu. E mais ajuda a indicação de que é antigo e estamos uns velhos jarretas.

6:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu lembro-me desses jogos em 82... ou então não :D
Se os meninos na Alemanha dependessem da nossa força para ganhar, conservaríamos o(s) título(s) por muitos e bons anos.
Agora falando a sério. Histórias com a França só me lembro daquela com o Abel Xavier (já louro nessa altura) e, por vezes, também penso que gostaria de uma pequena vitóriazinha bem esfregada na cara dos franciús à conta desse episódio. Mas a ver vamos.
Eu conheço o Murphy's... Obrigada.

Beijinhos

6:22 PM  

Post a Comment

<< Home