Friday, February 23, 2007

Faz hoje 20 anos...

…que morreu Zeca Afonso.
Aquele senhor de óculos grosso, pullover e cabelo encaracolado. O tal que fez a Grândola Vila Morena e o Venham mais Cinco e o Milho Verde.
Na realidade, é aquele senhor que viveu num tempo em que não se podia dizer o que se pensava e que criticar era um exercício que muitas vezes resultava em cadeia. Houve uma altura em que em Portugal a cantiga foi uma arma e que embora houvesse musica ligeira (o que hoje seriam os DZRT ou os 4Taste) também havia quem cantasse sobre assuntos sérios: a liberdade. Tantos foram os que cantaram que para sempre ficará uma música a simbolizar uma revolução (uma musica a soltar uma revolução).
Acho que tudo o que escreva aqui vai pecar por pouco, por reduzido. Faz 20 anos que morreu um senhor que nos deixou músicas daquelas que marcam a nossa história e daquelas que trauteamos em qualquer geração: razão maior para lhe chamar-mos populares.
Ao Zeca pela que disse, pela musica que fez, pelo que lutou e pelo simples facto de não deixar cair estas musicas naquele balde de “musica de comuna”: Venham mais 5 duma assentada que eu pago já...

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

"Venham mais cinco" foi ouvida esta manhã na 3. E lá em casa ouvia-se Zeca Afonso e as K7 ainda andam por lá.

Fazer músicas a gritar por liberdade no tempo deste senhor era algo muito arriscado, mas ele conseguiu-o com mestria. Tanto que "Grândola Vila Morena" foi o "princípio" da liberdade.

-------------------------------

A liberdade vai continuar a ser cantada enquanto não existir em qualquer parte do mundo e enquanto houver pessoas com consciência dessa realidade.

5:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Zeca, Sempre!

5:54 PM  

Post a Comment

<< Home