Tuesday, October 17, 2006

Cultura...

Como já deu para ver isto anda muito embrulhado aqui pela Walt Disney, bem esta Disney mais parece a Babilónia tanta é a filha de putisse que se vai desenrolando...Mas na realidade isto não passa do normal ou da normal vida de uma empresa.

Por isso e para isso em vez de falar em mais despedimentos e em outras merdas que correm em paralelo com a nossa vida, decidi vir aqui fazer um post sobre um programinha que vi ontem.

Eu gosto da 2, para quem não reconhece é aquele canal que está depois da RTP1 e antes da Sic (normalmente), e uma das coisas que gosto nele é o facto de lá me falarem de coisas que nunca na vida iria descobrir noutro lado. Ontem foi o Luis Pacheco, poeta/escritor libertário ou libertino ou apenas mais um velho bêbado a falar de tudo com muitas asneiras. Fizeram uma reportagem com os filhos, conhecidos e admiradores e contaram montes de histórias, divertidas e tristes, mas de uma forma geral correspondentes com a imagem que se tem de um libertino: ser solitário, livre no que pensa e diz, sacana q.b., divertido e sei lá que mais (estou de novo com aquela merda de bloqueio que me põe palavras na cabeça em inglês e que não traduzo por não saber como).

Luiz Pacheco um gajo que fala de putas, guerra, punhetas, PIDE, enrabadelas, broches, Igreja, tudo misturado em critica, afrontamento e pura diversão. Um surrealista, um moderno numa terra de brandos costumes e censura apertada, que ainda vivo, iria morrer sem eu sequer saber o que ele anda a fazer ou fez ou escreveu e soube pela :2.
Para quem quiser ler mais um bocadinho compre um livro, para quem quiser conhecer que livros há vá ao Google e encontra este como o primeiro link:
http://www.triplov.com/luiz_pacheco/

Entre muitas putas e cabrões vai encontrar textos muito...tocantes, experimentem a Carta a Fátima.

Vivam! os programas da :2 com estes gajos que quem andou tanto tempo a ver numeros não conhece e pessoalmente isto lembra-me o meu pai e o facto de ele ter-me mostrado que se pode viver muitas vidas através dos livros (e viva! isso também).

2 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Vou fazer aqui um commentzinho só para não dizeres que ninguém comenta a poesia.

Eu não conhecia este senhor, por isso viva a 2 por nos dar a conhecer temas tão variados como poetas ou monges criadores de tigres e que transmite séries tão boas, como o 24.

A "Carta a Fátima" é muito bonita; fala de um tema que talvez todos conheçam (sermos deixados por alguém e, pior, sermos esquecidos por alguém), mas fá-lo mais cruamente. Permite-me a transcrição:

"Dizias: «adeus» e saías da minha vida com um aperto de mão desembaraçado, quase cordial um gesto de boa camarada, como se nada tivesse havido antes, como se não tivéssemos sido tantas vezes na cama, um dentro do outro, um no outro, um-outro diferente, uma coisa sublime: Deus Criador, como os míseros humanos só ali o podem sentir e saber; um Outro que éramos nós ainda, mas tão transtornados, tão virados para fora de nós, tão esquecidos do mundo e de nós, tão eficazes, tão leais, nós boca com boca, corpo a corpo, um sexo torturando um sexo, mordendo-se devorando-se, numa febre de chegar ao fim depressa, ao esquecimento, ao repouso."

Beijos

5:57 PM  
Blogger Chinese_in_PT said...

Obrigado por o pores aqui, isso é um excerto de toda a carta, o texto completo disse-me muito, achei que o post devia ser mantido noutra direcção mas este texto é muito tocante...Para mim foi, essa passagem e a antes e a depois.
Ler o texto foi um achado...agora ao alcance de mais gente.

6:06 PM  

Post a Comment

<< Home