Monday, August 21, 2006

Um amor feliz…

Há livros que nos tocam, bem quase todos os livros nos tocam, mas existem aqueles que pelo que contêm ou pelo momento em que são lidos (ou por ambas as razões) nos tocam. Nas férias decidi terminar o “Um Amor Feliz” do David Mourão Ferreira (curioso apelido), como escrevi antes o começo da leitura veio da sugestão provocada por um post duma colega que despoletou aquele processo que sempre me serviu para impulsionar a leitura: a obsessão. Sei que é um pouco estúpido, principalmente com a minha pouca leitura mas leio assim como que com obsessão: tenho de ler, tenho de acabar, tenho de saber e tenho de viver aquilo por dentro (aquilo falo dos romances claro). Claro que isto só funciona bem em romances e nem todos, preciso de sentir empatia (todos precisamos) mas eu sinto que faz mesmo falta aquele encaixar na sequência da narrativa (seja das pessoas, dos lugares ou da simples trama).
Este encaixou, por dois motivos: a forma e o conteúdo. O conteúdo a Beleza e a puta da vida e todas as voltas que fazemos para estar com, perto da, acompanhados da Beleza, esta é uma bela forma de dizer que percebo porque a maior parte dos homens de meia idade em finais dos 80’s, inícios dos 90’s leram este livro; A “forma” tem a ver com a forma tão redonda como está escrito, pela, claro, grande capacidade do seu autor mas principalmente pelo cuidado que pôs no português com que o escreveu.
Numa altura em que me sinto não inapto na escrita e que sinto que tantos anos de Engenharia me deram uma imensa capacidade de dizer baboseiras sobre equipamentos e soluções, sistemas e tecnologias, sendo que consigo escrever imensas mentiras, inverdades e todo uma resma de outras porcarias, soube bem, muito bem ver que é possível tratar a língua duma forma tão bonita (lá está aquele cliché de se fazer amor com as palavras…cliché mas bonito).
Continuo a invejar aqueles com o dom da escrita, os que conseguem tocar fundo nas pessoas pelo que escrevem e pelo que dizem (ou até por ambos). Quanto à Beleza, todos gostamos dela e a procuramos, encontramos, agarramos e largamos…por isso o tema está mesmo bem.
Quem já o leu vai-me falar de coisas mais praticas como casamentos, facadas nestes, amizade, desilusão da vida, que se lixe, o livro é sobre mulheres, como podem ser bonitas, tocantes e como moldam a nossa vida…
Obrigado Elsa, foste tu que me levaste a finalmente pegar nele e ler. Fica o convite para que mais o leiam e ou comentem.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home