Wednesday, June 27, 2007

Berardismos

OPA, bocas, dinheiro, Madeira, Comendador, polémica...tudo palavras sobre o senhor conhecido como Joe Berardo.

Por algum motivo este senhor dedicou-se a fazer dinheiro com quadros, depois outras peças de arte e hoje parte importante da sua fortuna está investida em obras de arte.

Eu já não sei bem quanto já ouvi falar desta coleção e da sua exposição no CCB; claro que a aguardava com antecipação, pelo que tinha ouvido e pelo espaço onde seria exibida, pois é um dos meus poisos principais na cidade de Lisboa.

Dia 25 de Junho a antecipação deu lugar à enchente: não sei quantos milhares de pessoas foram ver o que se falava ser um museu de referência...Eu dei lá um salto, que é uma forma de dizer que fui lá rápidamente.

Primeiro ponto a referir, a festa de inauguração: Jerónimos enfeitados de luz, passadeira vermelha para os VIPs e a primeira coisa que vi que foi um espetáculo de fogo e luz nos telhados do CCB... Bem bonito.

O museu em si é simplesmente excelente: porquê? Porque ter um sitio onde há Picasso, Andy Warhol, Roy Lichenstein, Piet Mondrian, Francis Bacon, Dali e também Paula Rego, Viera da Silva, Julio Pomar (este na forma de um retrato do próprio Joe), na capital é algo que merece reconhecimento, depois gostei da forma como foi integrado com o espaço disponivél (e aí sou muito sensivél porque é um espaço que gosto muito)...E finalmente está disponivél para ser admirado (à borla por funcionários publicos e associados de clubes da 1ª divisão com as quotas em dia).
Tinhamos o Centro de Arte Moderna da Gulbenkien e agora temos um Museu de Arte Moderna de nível mundial. Isso para mim é excelente, gosto de ver os outros museus, gosto do que cá fizémos e no fim de contas atura-se o gajo na televisão a dizer tantas merdas ao menos que seja para poder ver os grandes artistas no museu.

Goste-se do conteudo, descoste-se ou simplesmente não se entenda, vale muito a pena ir ver o Museu Colecção Berardo.

1 Comments:

Blogger Hannah said...

Como não falo daquilo que não percebo, vou deixar passar a OPA e os aeroportos e afins...

Vi a Colecção Berardo há alguns anos no CCB e gostei muito. Como acho que ela agora está lá toda e com novidades, uma visita a Belém está para muito breve, independentemente do preço... É como referiste: uma colecção que abrange tantos artistas tem de ser vista.

Agora aproveito a oportunidade para expressar o meu descontentamento: porquê fechar o Centro de Exposições no CCB? Tinha sempre exposições interessantes, como o WPF, e que ainda por cima eram visitadas por milhões de pessoas todos os anos.
Pode-se ter ganho com o Museu Colecção Berardo, mas pessoalmente acho que se perdeu muito mesmo com o encerramento do centro de exposições, por onde passavam tantas exposições diversas e sempre visitadas.
Numa cidade onde temos edifícios lindíssimos a cair de podre, porque não pegar num deles, melhorar as condições e acessos e abrir este museu?

Atenção, isto não é nada contra o novo Museu, é apenas contra o encerramente do centro de exposições.

Beijinhos

3:10 PM  

Post a Comment

<< Home